segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Trecho: Noite de Sexo ao Luar (canção)



Noite de sexo ao luar...
Minhas mãos passeiam por sua nudez;
Calor sonoro, doce palidez...
Na pele o perfume - cheiro de mar.

Noite de sexo ao luar...
Sentidos dispersos ao sabor das marés.
Sou um escravo jogado aos seus pés...
Teus beijos tentam me aprisionar.

Noite de sexo ao luar...
Talvez estrelas - olhos de voyeur...
Curvas das ondas - corpo de mulher...
Lânguida lua vem nos espiar.


Noite de sexo ao luar...
Teus lábios - toda fonte de meu prazer...

Meu deus espero nunca amanhecer
Nessa noite de sexo ao luar...

Nesta canção, assim como em "Quarto de motel Blues", trabalho novamente com o erotismo através da música.
Acredito, e esta é apenas minha opinião, que um músico ou uma banda não deveriam se limitar a uma temática unilateral (explorando apenas uma faceta da personalidade humana); como p. ex. questões sociais, afetivas, etc. E sim, que esses elementos deveriam ser trabalhados juntos nas canções, ou ao menos, que fossem considerados, ainda que individualmente. Um musico ou uma banda geralmente tem alguma predominancia temática, conquistando assim um público de determinado segmento social ou desenvolvimento intelectual. Contudo, as maiores (e melhores) bandas, cantores, etc., diversificam em suas canções, com musicas de protesto e/ou de caracteristicas sociais; músicas lírico-sentimentais, de amor, ódio, ciúme, etc.; e músicas que, em maior ou menor grau, tratam do erótico. Dessa forma, suas canções falam a todos os indivíduos em seus diferentes níveis: instintivo-vegetativo (temática erótica), afetivo-sentimental (temáticas sentimentais), racional (temáticas sociais, de protesto, filosóficas e assim por diante). Assim, se uma música não cativa alguém, por tratar de um tipo de protesto ou questão social que não diz respeito aquele indivíduo; uma canção sentimental poderia ter algum efeito sobre essa pessoa. Isso apenas com relação as letras. Note estes exemplos, extraídos de algumas músicas de uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos:
RACIONAL (protesto / sociedade)
"Vamos celebrar a estupidez humana/ A estupidez de todas as nações/ O meu país e sua corja de assassinos..." "Que país é esse! Que país é esse!..."
AFETIVO (sentimentos: amor, ódio, etc.)
"Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você..." "Acho que te amava, agora acho que te odeio..." "...As vezes quero ir/ pra algum país distante/ Voltar a ser feliz..."
INSTINTIVO (erotismo)
"Aquele gosto amargo do teu corpo/ Ficou na minha boca por mais tempo..." "Teu corpo é meu espelho e te navego..." "Soothe the young man's sweating forehead/ Touch the naked stem held hidden there/ Safe in such dark hayseed wired nest..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário